quarta-feira, 8 de abril de 2009

Por favor, obrigado, desculpa...

Com a consciência cada vez maior que a criança tem de como seu comportamento afeta os outros surge uma nova oportunidade: o ensino das boas maneiras.
Quando ela diz: “Obrigada” ou “ Por favor”, ela recebe uma recompensa das pessoas a sua volta.Os adultos reagem com admiração!
É preciso acreditar na eficácia de se introduzir boas maneiras nessa idade.

Quando os educadores podem começar a ensinar boas maneiras?
Desde o primeiro ano.
Por exemplo: toda vez que os educadores oferecem um biscoito, podem estimular um "obrigada", quando se permite que um adulto idoso entre primeiro por uma porta exemplifica-se com: "Ele merece ir primeiro".
As crianças não podem ser privadas das oportunidades de pensar generosamente sobre os outros. Estamos todos sempre apressados ou estressados, mas não podemos deixar de lado ou esquecidas as boas maneiras.
Demonstração de respeito pelos outros precisa de exemplos desde a primeira infância. Elas fazem a diferença. São uma parte importante dos valores culturais que os educadores passam para suas crianças.
As boas maneiras hoje podem ser mais importantes do que nunca. Em nossas vidas frenéticas, os encontrões e brigas substituem frequentemente a cortesia.
As crianças aprendem boas maneiras dos adultos à sua volta. “Por favor” e “Obrigado” podem ser esperados de crianças de quatro e cinco anos se tiverem tido uma expectativa duradoura na família e escola. A paciência e a repetição são necessárias por parte dos educadores; cada vez que essas palavras importantes são recebidas com apreciação, há mais chances de tornarem-se espontâneas. As boas maneiras são importantes no futuro das crianças.

Mas como proceder?
1- Introduz-se um comportamento esperado de cortesia. Por exemplo: “diga por favor à balconista ao solicitar um produto. No início a criança fará de forma mecânica repetindo apenas o que escuta. Ainda não se sentirá recompensada, a recompensa será do adulto que propôs tal iniciativa.
2- Agora a criança é capaz de antecipar que este comportamento trará uma recompensa e mais cedo ou mais tarde ela usará por conta própria. Quando isso acontecer a recompensa se torna dela que encontrou uma maneira de dominar o mundo das boas maneiras - um grande passo nessa idade.
3- Num outro momento o adulto pode preparar antecipadamente a criança para uma gesto de boas maneiras, por exemplo: “hoje vamos à padaria, a balconista ficará surpresa se você disser por favor. Fazer soar como algo divertido é importante. Planta-se a semente.
4- Se funcionar não se deve sufocar com elogios, deixe-a experimentar a recompensa sozinha.

O objetivo do educador é dar-lhe oportunidades de afetar o mundo a sua volta e perceber que o que ela faz tem importância. A criança está intelectual e evolutivamente pronta para colher a recompensa de suas próprias ações e perceber que elas tem importância para os outros à sua volta. As boas maneiras são importantes nas amizades também. Uma criança pode ser deixada sozinha porque não consegue repartir ou não espera a sua vez para fazer a ligação entre seu comportamento e a resposta das outras crianças. Uma criança que luta para dominar o seu impulso de guardar o seu brinquedo para si ou de ser sempre o primeiro fica orgulhosa de sua própria generosidade quando consegue dominar esses impulsos e reparte.
As boas maneiras precisam cercar a criança nos seus ambientes de casa e escola.

“Obrigada pela oportunidade de dialogarmos sobre as boas maneiras.”


Referências bibliográficas
Brazelton, T. B., Sparrow, J. D. 3 a 6 anos – Momentos Decisivos do Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Artes Médicas, 2003.

Tânia Ruivo Braga

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